quinta-feira, 18 de junho de 2015

Primeiros contatos com o estilo Old School de jogar RPG.

Toda vez que alguém me pergunta o que é  RPG Old School, quais dicas eu tenho para dar, sugestões de leitura, eu normalmente apresento o caminho que percorri para ter uma noção do que era todo esse movimento OSR.

Em primeiro lugar, eu li um pequeno texto  que me ajudou muito na época, sendo essa a primeira coisa que li seriamente sobre o assunto que foi texto "Introdução ao Estilo de Jogo do D&D Original ou “Como jogar com poucas regras/muitas opções”, texto traduzido por Rafael Beltrame do original de Michael “Chgowiz” S., com autorização do mesmo.

Depois eu parti para blogs, daqui e do estrangeiro, focados na temática - acredite tem muitos blogs de alto nível escrito por brasileiros sobre o tema Old School. A partir dai, fui lendo os módulos antigos do D&D e AD&D que me levaram a ler os novos jogos e suplementos OSR.

Com todas as informações e referências  sobre o que era o jogo old school eu parti para testar tudo que li. O único meio que encontrei para isso foi mestrando. Nessa "jornada" como mestre, compreendi as diferenças de estilos de jogos o que me ajudou a discernir os elementos que mais gosto no estilo atual e o mais antigo de jogar RPG. 

Espero que esse texto lhe ajude o tanto quanto me ajudou na época em que procurava por informações sobre OSR na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário