segunda-feira, 22 de junho de 2015

Opinião "O Monstro de Macapá" por Sandy Petersen

Todos os direitos reserv. Ed. Terra incógnita
O Monstro de Macapá é um cenário escrito para ser bônus do financiamento coletivo (FC) do Chamado de Cthulhu. O autor desse suplemento é nada mais nada menos que Sandy Petersen, um carinha ai que fez ( liderou os projetos) do jogo de PC conhecido como Doom e os RPGs Call of Cthulhu e Rune Quest. 

Com esse respaldo todo, eu fiquei no mínimo ansioso para ver o que Petersen iria aprontar. Baixei o cenário hoje e já li e reli as 16 páginas.


Antes de tecer comentários deixo aqui o texto disponibilizado na loja vitrual da editora:


"Nesta aventura, ambientada em Macapá, os intrépidos investigadores entram em contato com criações de uma conhecida raça dos mitos em território nacional e descobrem terríveis mistérios sobre esses invasores"

Forte São José, Macapá - AP
O cenário é simples e uma grande parte se passa no Forte são José. Eu só consegui perceber duas referências sobre a época que ele deveria ser jogado, quando é citado uma arma atual (2013-2014) confeccionada pela Indústria de Materiais Bélicos do Brasil (IMBEL) e um dos coadjuvantes é um Policial Federal.  É fácil de ser levado para a década de 20, basta modificar "Polícia Federal" pela "Polícia Civil do Distrito Federal" adicione o tenentismo   para motivar os antagonistas ligados ao exército e voilà, terá um cenário político econômico caótico e pronto para acobertar os estranhos acontecimentos ao ponto de chegar onde chegaram.

Antes de falar do conteúdo textual posso dizer que as ilustrações são muito boas principalmente a que
mostra uma vítima do Mythos e outra, disposta em uma página inteira, retratando uma criatura do mythos. Todas as ilustrações podem e devem ser usadas como props nas mesas de vocês.

O texto é claro, tem algumas falhas de revisão, nada que prejudique a leitura. O enredo é uma mistura do "Jeitinho Brasileiro" com a "paranoia conspiratória" estadunidense recheado com Mythos de Cthulhu. Confesso que até o meio do texto eu estava muito motivado, lendo ávidamente, ao passar um pouco do meio  fui perdendo esse estímulo.  Mas, a melhor parte do texto estava bem nas duas últimas páginas. Essas páginas tecem as possibilidades de  conclusão da trama  e como tudo poderia virar uma grande campanha mesmo com o fracasso dos investigadores.

Se você está esperando que os personagens dos jogadores tenham um vislumbre dos grandes antigos, essa aventura não é para vocês. Mas, se sua vontade é introduzir nuances sobre tecnologia alienígena e seres que vão ao limite da imaginação humana, pode contar com esse cenário. 

Eu estou muito satisfeito com esse produto. Esse review foi escrito sem muitos spoilers pensando em deixar uma pontinha de curiosidade em vocês. Acredito que é uma ótima aquisição e o valor é bem em conta, podendo ser comprado AQUI  na loja da Editora Terra Incógnita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário