segunda-feira, 29 de junho de 2015

Como construir sua ficha "automatizada" para Old Dragon no Roll 20 mesmo sem saber programar

Para os que não sabem o que é o Roll 20, resumidamente é um site que hospeda uma campanha virtual de RPG  fornecendo ferramentas como dados, macros, espaço para música entre outras ferramentas para que você  e seus amigos simularem uma sessão de RPG..



Nesse post eu vou mostrar como construi os atributos  e Abilities (macros) para emular as regras do nosso querido OD no Roll 20.

Vamos começar do óbvio:

Passo 1  :Você precisa ter uma conta no Roll 20, para isso clique aqui

Passo 2  : Agora tem que criar a sua campanha, acesar o "Journal" e "criar um personagem"!

Siga os passos das imagens abaixo, preste atenção às legendas.

Criando sua campanha
Nomei da sua campanha e clique em salvar


No canto superior direito clique no icone do jornal, depois no botão +add e por firm Character
Não se preocupe com nomes nem com nada agora, vá direto em "save changes"

Clique na aba Attributes & Abilitties. Agora nós estamos vendo a "ficha.


Passo 3 Definir valores dos atributos:  Esses atributos são os elementos fundamentais para o texto base dos macros. Aqui você deve tomar muito cuidado para não escrever com um espaço a mais ou uma letra a menos, pois o macro pode não funcionar.


Atributos

Segue os prints  dos atributos que usei. Se você clicar AQUI poderá fazer download do TXT com o texto dos atributos exatamente da forma que escrevi. na hora de construir os macros eu explico o motivo de cada um.

Repetindo, se você for usar esse modelo que estou apresentando é necessário que copie os atributos  exatamente como estão escritos, já que servirão para compor os macros.

_______________________________________________________________________________





















































Com os atributos criados  eu sugiro que coloque valores de atributos plausíveis para você fazer os testes quando estiver na próxima etapa


Passo 4: Escrever os macros baseado nos atributos

Abilities 

Antes de copiarmos os macro é claro que  precisamos saber onde colar, as imagens abaixo demonstram passo a passo.


Depois de cliar em +Add, terá que clicar onde a flecha indica para poder copiar e colar os macros.
Depois de copíar e colar os textos é só clicar onde a flecha está indicando

Espero que tenha ficado claro onde será colado os macros, agora só falta copiar, colar e validar onde foi indicado pela flecha azul.

Macros para Ataques

Esse macros rolam o ataque já com o dano.

Macro para Ataque corpo a corpo

/me Ataque! [[1d20+@{Modificador de  Força}+@{Modificador de Combate}+@{Bônus Base de Ataque}]] vs CA; [[@{Dado de dano da Arma Corpo-a-Corpo}+@{Modificador de  Força}]] de dano



Macro para Ataque a Distância

/me Ataque! [[1d20+@{Modificador de Destreza}+@{Bônus Base de Ataque}+@{Modificador de Combate}]] vs CA; [[@{Dado de dano da Arma a Distância}]] de dano


**Note que o Atributo "modificador de combate" está ai só para em caso do mestre exigir algum modificador no combate. O valor padrão dele é "0". (sem aspas)

**Uma observação importante para essse macro é que o atributo "Dado de dano da Arma"  quer dizer que você deve indicar (lá nos atributos e não no abilities) somente o dado de dano da arma. Se a arma em questão for uma adaga, seu dado seria "1d4" (sem aspas).
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Macro para JPs (JPCon, JPDes e JPSab)

Esses macros rolam o Jp modificado pelos Atributos do personagem

JP Con

/r 1d20>[[@{JP Base}-(@{Modificador de Constituição})+@{Modificador JP}]]

JP Des

/r 1d20>[[@{JP Base}-(@{Modificador de Destreza})+@{Modificador JP}]]

JP Sab

/r 1d20>[[@{JP Base}-(@{Modificador de Sabedoria})+@{Modificador JP}]]



**Esse atributo "Modificador Jp" está ai só para quando o mestre pedir que o jogador faça um teste de jp com algum redutor ou acréscimo de dificuldade. O valor padrão dele é "0" ( sem aspas)

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Macros para iniciativa 


Esse são mais complicados de explicar o uso, necessitaria de uma outra postagem ( o que provavelmente vou fazer) para explicar. Mesmo assim eu deixarei o texto caso o leitor esteja familiarizado com o Roll 20

Iniciativa-com-Arma corpo-a-corpo

/r 1d10+@{Velocidade Arma corpo 1} &{tracker}]

Iniciativa-com-Arma-a-distância

/r 1d10+@{Velocidade Arma Distância 1}  &{tracker}

Iniciativa-com-Magia

/r 1d10 10-@{Círculo de magia} &{tracker}

Iniciativa-Movimento

/r 1d10+ [[round(@{Destreza}/3) &{tracker}]]

**Note que o "round" está ai para dizer que deve-se arredondar para cima o calor da divisão por 3.

Iniciativa-Afastar-Mortos-vivos

/r 1d10+ @{Modificador de Destreza} &{tracker}

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Habilidades de Ladrão

Macro já diz se teve sucesso ou não no teste de habilidade

Arrombar

 /r 1d100<@{Arrombar}

Armadilhas

/r 1d100<@{Armadilhas}

Escalar

/r 1d100<@{Escalar}

Furtividade

/r 1d100<@{Furtividade}

Punga

/r 1d100<@{Punga}

Percepção

/r 1d6<@{Percepção}

** aqui é importante que você declare lá no atributo "Percepção" o valor máximo do intervalo. Por exemplo no intervalo 1-2 você coloca "2" no atributo, no intervalo de 1-3 você escreve 3 no atributo.



Depois de todos as Abilities criadas é só clicar no ícone ao lado do nome da Abilitie e voilà!

O que tentei passar aqui para vocês é o básico do básico, mesmo porque eu ainda estou aprendendo a usar o roll 20. Espero que gostem do texto e qualquer erro nos códigos não deixem de relatar.




4 comentários:

  1. Tem como tornar padrão essa formula para todos os personagens que eu criar a partir deste?

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  2. ensina como montar uma ficha de old dragon no astral tabletop pfv, ninguém fez para lá ainda

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