sexta-feira, 19 de junho de 2015

Minha visão sobre como e por que utilizo a característica "Moral" dos monstros

Free image
Não, o moral que estou me referindo não está relacionado a valores da sociedade. Esse moral representa o nível de coragem e persistência de uma criatura em combate.

Essa característica "moral" encontrada nas fichas de monstro está presente no RPG desde os primeiros manuais. No Old Dragon (OD), e em outros jogos OSR, é possível constatar a manutenção desse elemento mecânico muitas vezes desvalorizado. 

Eu copiei integralmente a parte do manual básico do OD abordando a regra em questão (pág 116) para as pessoas que não conhecem ou não lembram:


"Old Dragon Capítulo 9: Seção do Mestre
Moral: demonstra o ânimo da criatura em permanecer em combate, representada por um valor de 2 a 12. Em um combate, sempre que a primeira criatura de um grupo morrer e sempre que 50% do grupo tombar, o mestre deverá rolar 2d6 e, se o valor do dado superar o da moral, os monstros sobreviventes se renderão, recuarão ou tentarão fugir a todo custo." 

Minha modificação


Adicionalmente, eu gosto de testar moral quando os inimigos estão em algum tipo de desvantagem estratégica, numérica, os personagens de jogadores tem alguma arma muito eficiente ou quando metade ou mais dos inimigos estão sob o efeito de medo.

Vantagens que vejo em usar os testes de Moral


Ora, eu acredito que "moral" é  uma regra simples e nada mais justa para uma criatura inteligente ou com instinto de sobrevivência. Muitos argumentariam dizendo que isso é óbvio e que não há necessidade da existência de uma regra específica para abordar esse tema. Eu penso diferente, sou convencido de que é importante uma regra específica pelos seguintes motivos listados:
  1. Permitem que o mestre não tenha total controle dos acontecimentos de combate e possa manter uma postura mais neutra;
  2. Enriquecer o elemento tático sem usar grids de combate, pois os jogadores podem armar uma cilada, prender uma parte dos inimigos visando vencer um desafio maior que as estatísticas das fichas. 
  3. Os combates tendem a ter um desfecho mais rápido, nada de intermináveis rolagens de d20.
  4. Os combates da sua campanha  podem ser mais desafiadores. Isso quer dizer que o nível dos inimigos pode ser maior que dos personagens de jogadores e mesmo assim teriam uma chance de vencer o desafio.
  5. Os sobreviventes, capturados, podem premiar os jogadores com informações que ajudem ou acrescentem um feeling para a aventura.
  6. Os jogadores ficarão motivados a vencer os desafios se violência, incentivando mais interação entre os jogadores e NPCs, aumentando as chances de interpretação.


Esses são meus motivos para valorizar o uso do recurso "moral" nos monstros.
Não fique ai de butuca, dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário