Para os que não sabem o que é o Roll 20, resumidamente é um site que hospeda uma campanha virtual de RPG fornecendo ferramentas como dados, macros, espaço para música entre outras ferramentas para que você e seus amigos simularem uma sessão de RPG..
segunda-feira, 29 de junho de 2015
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Diário da campanha: O pântano de Malktur e a demanda pelo cetro ofídico de Ka - quinto, sexto e sétimo encontros de jogo
Fonte: AQUI |
O nosso quinto encontro foi bem rápido porque, na vida real, minha gatinha fugiu e se machucou. Parei a aventura e tive que ir ao veterinário. Apesar da altura que caiu ela estava bem. Confirmamos tudo com dois raio-x e alguns exames físicos.
Voltando ao RPG... os personagens concluíram a viagem para Malktur sem muitas surpresas, já que resolveram ir pela estrada com paradas em locais povoados. Em 03 Ambyrmont, foram recebidos pelos cidadãos da Malktur em suas pequenas embarcações, já que para chegar à cidade somente é possível com embarcações desse tipo devido aos locais alagados e pelo fato da cidade ser sobre a água. Os navegadores dividiram a carga da carroça entre as embarcações para trasportar ao destino final.
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Opinião "O Monstro de Macapá" por Sandy Petersen
O Monstro de Macapá é um cenário escrito para ser bônus do financiamento coletivo (FC) do Chamado de Cthulhu. O autor desse suplemento é nada mais nada menos que Sandy Petersen, um carinha ai que fez ( liderou os projetos) do jogo de PC conhecido como Doom e os RPGs Call of Cthulhu e Rune Quest.
Com esse respaldo todo, eu fiquei no mínimo ansioso para ver o que Petersen iria aprontar. Baixei o cenário hoje e já li e reli as 16 páginas.
sábado, 20 de junho de 2015
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Minha visão sobre como e por que utilizo a característica "Moral" dos monstros
Free image |
Essa característica "moral" encontrada nas fichas de monstro está presente no RPG desde os primeiros manuais. No Old Dragon (OD), e em outros jogos OSR, é possível constatar a manutenção desse elemento mecânico muitas vezes desvalorizado.
Eu copiei integralmente a parte do manual básico do OD abordando a regra em questão (pág 116) para as pessoas que não conhecem ou não lembram:
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Primeiros contatos com o estilo Old School de jogar RPG.
Toda vez que alguém me pergunta o que é RPG Old School, quais dicas eu tenho para dar, sugestões de leitura, eu normalmente apresento o caminho que percorri para ter uma noção do que era todo esse movimento OSR.
Em primeiro lugar, eu li um pequeno texto que me ajudou muito na época, sendo essa a primeira coisa que li seriamente sobre o assunto que foi texto "Introdução ao Estilo de Jogo do D&D Original ou “Como jogar com poucas regras/muitas opções”, texto traduzido por Rafael Beltrame do original de Michael “Chgowiz” S., com autorização do mesmo.
Em primeiro lugar, eu li um pequeno texto que me ajudou muito na época, sendo essa a primeira coisa que li seriamente sobre o assunto que foi texto "Introdução ao Estilo de Jogo do D&D Original ou “Como jogar com poucas regras/muitas opções”, texto traduzido por Rafael Beltrame do original de Michael “Chgowiz” S., com autorização do mesmo.
Depois eu parti para blogs, daqui e do estrangeiro, focados na temática - acredite tem muitos blogs de alto nível escrito por brasileiros sobre o tema Old School. A partir dai, fui lendo os módulos antigos do D&D e AD&D que me levaram a ler os novos jogos e suplementos OSR.
Com todas as informações e referências sobre o que era o jogo old school eu parti para testar tudo que li. O único meio que encontrei para isso foi mestrando. Nessa "jornada" como mestre, compreendi as diferenças de estilos de jogos o que me ajudou a discernir os elementos que mais gosto no estilo atual e o mais antigo de jogar RPG.
Espero que esse texto lhe ajude o tanto quanto me ajudou na época em que procurava por informações sobre OSR na internet.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Playtest Suplemento Locais Perigosos para Old Dragon
Oi pessoal, eu estou aqui com meu brohter Lokiranger construindo o suplemento "Lugares Perigosos" para Old Dragon. Estamos entusiasmados e precisando de vocês, meus poucos leitores/jogadores, para realizarmos oneshots (aventuras curtas) durante a semana no perído da tarde. Incrições no formulário abaixo
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Seu dado está balanceado?
Sempre tive fascínio pelo elemento aleatório que os dados proporcionam no RPG. Ontem eu vi em mais de um grupo do do facebook um vídeo sobre como testar o balanceamento do dado apenas usando uma solução saturada de água e sal. Isso me lembrou que antes eu tinha feito um breve teste com meus dados e apliquei o método estatístico muito comum conhecido como "Qui quadrado" . Então resolvi levantar a hipótese que o teste do sal realmente é relevante para randomização dos dados. Peguei meus dados e os testei em água lancei os dados e tratei estatisticamente. Como esse blog é sobre RPG, falarei superficialmente sobre o método do Qui quadrado mais informações aqui , aqui e aqui.
terça-feira, 9 de junho de 2015
Diário da campanha: O pântano de Malktur e a demanda pelo cetro ofídico de Ka - primeiro ao quarto encontro de jogo
Regra do d30 adaptada ao meu grupo
Orgulhosamente eu e meu corajoso grupo de jogadores fazemos parte da "Ordem do d30" assumindo o uso desse poliedro sagrado em nossos jogos por meio de tabelas e da regra fundamental:
“Uma vez por aventura cada jogador (incluindo o DM) pode rolar um d30 ao invés de qualquer dado ou dados que a situação normalmente requeira. A decisão de usar o d30 deve ser feita antes da rolagem ser realizada. Se usado para um ataque, a margem de crítico é estendida do valor normal até 30. Essa regra não se aplica para rolagem de atributos, tabela de acertos críticos ou pontos de vida.”
Mais sobre A ordem do d30
Assinar:
Postagens (Atom)