terça-feira, 28 de julho de 2015

Regra opcional para combate com escudos - Pathfinder, Dungeons and Dragons e Old Dragon.


O escudo é um equipamento de defesa que pode ser construído de metal, madeira ou couro. Sua função principal é proteger de golpes desferidos por armas brancas corpo a corpo e projéteis. No Old Dragon e  outros dnd likes, respeitando a abstração da Classe de Armadura (CA), a proteção adicional é representada pela adição de valores, normalmente variando entre 1 e 2,  à CA dos homens de armas e clérigos.






Com esse conceito em mente ( tentando respeitar ao máximo a abstração da CA) resolvi criar uma regra que visa:

- Aumentar o dinamismo nos ataques corpo a corpo e à distância;
- Melhorar a eficiência do escudo para os homens de armas (HdA);
- Deixar os combates mais divertidos.

Regra opcional para combates com escudos


O escudo, como já dito anteriormente, possibilita um bônus na CA do HdA. Então, toda vez que o inimigo errar um ataque pelo valor equivalente ao bônus do escudo significa que foi bloqueado pelo mesmo. Sendo assim, quando um ataque for defendido pelo escudo, há uma chance de 50% ( par ou ímpar em um d30  ou qualquer dado) de gerar consequências negativas para o atacante. As consequências negativas variam com o tipo de arma  e material do escudo. Podemos ver essas consequências  na pequena tabela abaixo.


     


Resumindo a regra: Se um inimigo atacar o homem de armas e errar pelo valor equivalente ao bônus garantido pelo escudo ( que varia de +1 até+2), o mestre joga qualquer dado e se o valor for par, o homem de armas (defensor) adquire uma das vantagens da tabela acima. 

Espero que essa regra sirva para os jogos de vocês e até a próxima.

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