segunda-feira, 13 de julho de 2015

[Opinião] Cenário Portais e Guardiões para Chamado de Cthulhu

O Cenário Portais e Guardiões foi escrito como bônus do financiamento coletivo (FC) do Chamado de Cthulhu, de autoria de Dennis Detwiller,   ambientado na década de 20. Detwiller é  co-autor do cenário para Call of Cthulhu  Delta Green.

Em resumo :
Todos os eventos dessa aventura ocorrem na Prisão Estadual de Font, na década de 20. Os personagens devem, necessariamente, frequentar a prisão todos os dias, sejam eles prisioneiros, guardas ou funcionários da instituição carcerária.


Trecho do texto resumo do cenário, disponibilizado na loja virtual da editora Terra incógnita:

"A Prisão Estadual de Font tem sido o lar de todos os tipos de criminosos desde a sua construção em 1854. Em 1925, pela primeira vez, ela se tornou o lar do verdadeiro mal.


Arte e Diagramação


Eu achei a capa muito interessante, cumpre todas as funções de uma capa e ainda pode servir como prop na hora de dar uma ideia de como é o cenário.


As ilustrações internas são, em sua maioria, fotos de personagens detentos da Prisão Estadual de Font, o que pode ser é útil para para mostrar aos jogadores durante o jogo.


A diagramação é bem organizada, permite a leitura sem prejuízos, principalmente em relação ao posicionamento das ilustrações dos personagens relacionadas às estatísticas.


Experiência de leitura


Texto complicado de ler, não sei se foi por falha na tradução ou na revisão. Alguns trechos são difíceis de compreender e alguns momentos algumas expressões soaram estranhas, como é o caso da expressão "poço" possivelmente traduzida de "pit".

Como disse, o texto possui trechos mais complicados de ler, contudo isso não quer dizer que está totalmente mal escrito ou mal revisado, muito pelo contrário. O autor consegue, por meio das regras, representar de forma  mais que satisfatória os acontecimentos e personagens. Habilidade essa, que somente um guardião/narrador/mestre (guardião) mais experiente teria.

A  mesma habilidade é usada para possibilitar que uma aventura, com  variação de personagens e espaço bem limitados ( Prisão e seus "habitantes"), possibilite liberdade para que as ações dos jogadores possam, de fato, determinar o final da história. 

É notável no decorrer do texto que a aventura foi exaustivamente testada pelo próprio autor, o que corrobora com a grande quantidade de cenas finais citadas no livro.

Esse é o tipo de aventura que pode ser narrada em apenas, 4 horas ou em mais horas. Todo o desenvolvimento depende de quanto tempo os personagens terão antes do evento principal. Dessa forma, a aventura abre espaço para muita interpretação e até subplots ao estilo OZ.


Considerações finais  


Vale a pena comparar esse PDF, mas, se eu tivesse de escolher entre ela e " O monstro de Macapá", ficaria com a segunda. O lado bom, se a editora estiver aberta a absorver as críticas, é que o texto, por ser um PDF, pode ter sua tradução e escrita revisadas.

A aventura está disponível na loja virtual da Editora Terra Incógnita  por um preço MUITO BOM, basta clicar aqui para pegar a sua. Lembrando que isso é material lançado com exclusividade para o FC daqui do Brasil!

     


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