quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Um pouco sobre arcos longos e como incrementá-los em seus jogos

"Arma portátil e perfurante, constituída de vara forte e flexível com uma corda presa às suas extremidades, com que se atiram flechas."

O arco foi muito utilizado pelos homens como ferramenta de caça, com o tempo foi aprimorado para ser usado como arma durante as guerras medievais, hoje, o arco é, provavelmente, mais utilizado como esporte. Minha intenção nesse post é divagar e apresentar uma regra para aprimorar a capacidade de dano causada por arcos longos

 

Um pouco mais sobre os arcos medievais
 
Durante o período medieval o arco foi incrivelmente aperfeiçoado, ao ponto de lançarem flechas capazes de perfurar as placas de aço de uma armadura.  Devido a tamanha demanda por tensão nas cordas do arco, no sentido da física newtoniana, os arqueiros medievais passavam por um treinamento que os permitiam retesar as cordas do arco até atingir a tensão  máxima disponibilizada pela arma. Dessa forma, apenas uma flecha poderia matar um homem equipado com armadura completa.
 
Arcos longos no Old Dragon
 
Os arcos longos apenas lançam uma flecha por turno, ataques podem ser  penalizados¹ baseado no alcance da arma, a velocidade da arma é bastante baixa  e o dano máximo causado é de 1d8 sem direito a modificadores de atributos. A única característica que eu não concordo relacionada aos arcos longos é o dano que considera baixo tendo em vista a capacidade mortal de uma flecha lançada por um arco longo ( ou reforçado). Dessa forma, eu pensei em duas possibilidades alternativas para contornar esse "problema":
 
Opção 1: Dano incrementado
 
Nessa opção poderíamos  modificar o dano para 2d4 e todos os "4" deveriam ser repetidos e somados. Essa repetição deve ser limitado apenas aos "4" resultantes dos dois dados iniciais o que garante um dano máximo de 16.
 
Opção 2: Uso da regra opcional de acertos e falhas críticas ( p.61MB)
 
Com a adoção da tabela de acertos e falhas críticas as armas tem, aproximadamente, 0,8% de chance de se tornarem mortais em apenas um ataque ( referindo-se a  um 20 natural no d20 e um 6 na tabela). Para aumentar a mortalidade, o arco longo poderia ter o dano crítico com 19 - 20 (no d20) dobrando a possibilidade de morte instantânea baseado a tabela de acertos e falhas críticas.
 
 
 ¹As penalidades  devido ao alcance são:  -4 alvos para alvosm adjacentes, -2 em alvos que estão entre o alcance mínimo é médio e  -5 para alvos localizados entre o alcance médio e máximo.
 
Obrigado e até a próxima!

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